sábado, 27 de junho de 2009

Considerações sobre o ato de ler...

Here we go... terceira postagem do dia. Para variar, nada de muito importante...

Hoje eu já falei de música, de besteiróis em geral, de escrita e o porque eu estou gostando da idéia de ter um blog. Acho que para fechar o dia de hoje, deixa eu falar um pouquinho sobre como é legal ler.

Acho que todo mundo sempre teve aquele professor de português ou literatura que infinitas vezes ficou "buzinando" na cabeça que a gente tem que ler, que lez faz bem e coisa e tal. Acredito eu que a maioria absoluta dos vestibulares também concorda com essa idéia. E não estão errados. Não mesmo. Ler é a melhor coisa que existe. Afinal de contas, só com leitura que se consegue ter um domínio legal da língua. Através de várias leituras a gente consegue aprender palavras novas e se entender um pouquinho com a gramática (que, aliais, no caso do português não é das mais fáceis).

Só que o que geralmente avacalha nessas leituras de vestibular ou que professores mandam ler é que na aioria das vezes elas são compulsórias e as obas em questão costumam ser livros um tanto quanto chatos. Não é porque Iracema é um clássico da literatura brasileira que eu me sinto na obrigação dee considerar uma obra prima. Nem morto. Livro chato demais. E é essefato que geralmente torna a leitura desagradável. Livros chatos que não nos fazem ter vontade de ler. Podem, ás vezes, ter até uma história legal, mas o modo que o autor escreve não prende o leitor. Some-se a isso o fato de uma leitura um tanto quanto na base da livre e expontânea pressão e teremos o cenário perfeito para não ler nada!

Eu acredito que para lermos algo com afinco e vontade, antes de tudo tem que partir de nós a vontade de ler uma determinada obra. Além disso, para um sucesso (não sei se essa palavra vem ao caso, mas vai ela mesma) da leitura, a obra tem que ter uma história interessante e o autor tem que ter um estilo que prenda a atenção do leitor. Se não for assim, nada feito.

Até agora, a minha análise (se é que podemos chamá-la assim) foi meio que jogando a culpa em autores e obras, mas temos um outro fator que deve ser levado em conta. Vamos a ele agora! =)

Fato é que muita gente tem preguiça também de ler. Falam que ler é cansativo e colocam a desculpa de que não tem tempo. Mas a questão é a seguinte: preguiça de ler revista de fofoca e tempo para ver BBB todo mundo tem, né? Então porque não usar essa disposição para ler algo útil e que só faz bem? Lendo um bom livro, a gente adquire muitos conhecimentos. Ninguém perde com uma boa leitura. É cansativo? Não acho. Um livro de literatura não cansa ler, até porque é uma leitura mais simples, para relaxar. Se fosse algum texto teórico, aí eu concordaria, mas não é isso que eu estou propagandedando aqui. Aintenção desse post é fazeercom que as pessoas leiam mais. Livros simples, com boas histórias. Só isso. Acho que não é pedir demais, afinal, através dessa leitura, elas podem é relaxar depois de um longo, estressante e cansativo dia de trabalho, não acham?

Vou encerrar essa breve análise com minhas considedrações por aqui. Então, peguem um bom livro e vão ler! Garanto que vai ser um ótimo passatempo! XD

See ya!!! XD

Um comentário:

Daniel Pellegrino disse...

ahá .... não esperava meu comentário né?
Pois é ... eu li e li tudo hahahaa e concordo.
Eu gosto de ler, mas confesso que fico com preguiça de ler Blogs ... e ultimamente tenho demorado muito tempo pra ler um livro, mas tudo bem hahaha. Legal o post =p ehehehe (Pellegrino)

Postar um comentário

 
Copyright 2009 The Yugi Master's Show. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator